Logo Paroquia Cristo Operário

Notícias

Comunidade Nossa Senhora Aparecida
08/10/2025

Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida

Com uma programação voltada para momentos de espiritualidade e de convívio fraterno, a comunidade Nossa Senhora Aparecida se prepara para celebrar a festa em honra a sua padroeira.

COMPARTILHAR:
Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida

Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo, até receber o título de Padroeira do Brasil.

Tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região, no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Foi após várias tentativas que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça.

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da imagem a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora pelo milagre dos peixes.

Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

Fonte: https://www.a12.com/santuario/historia-de-nossa-senhora-aparecida-1717

Nesse pequeno relato do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba em 1717, percebemos a maternal presença de Maria e sua infalível intercessão pelo seus filhos.

Nossa Senhora Aparecida é sinal da presença amorosa de Deus na vida simples do povo.
Em cada família que reza o terço, em cada mãe que confia seus filhos à sua proteção, em cada pessoa que busca consolo, Maria se faz próxima, compassiva e intercessora.

Em tempos de desafios, Ela continua a nos dizer, como em Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5)

Seu manto azul nos envolve e nos convida à confiança, à unidade e à esperança. Celebrar Nossa Senhora Aparecida é renovar a fé no Deus que escolhe os humildes e transforma o pouco em abundância, como fez naquele milagre das águas do Paraíba.

Com o mesmo amor e fé que uniu aqueles primeiros devotos, convidamos você e sua família para celebrar conosco a Festa de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira!

No dia 10/10, sexta-feira, às 19h30, acontecerá a récita do Santo Terço Luminoso, onde convidamos a cada um trazer a sua vela.

No dia 11/10, sábado, às 19h30, teremos um momento de Meditação da história de Nossa Senhora Aparecida: O aparecimento de uma imagem que transformou a fé de um povo.

Já no dia 12/10, domingo, às 9h30 acontece a Santa Missa festiva, e em seguida, às 12h será servido o almoço para quem adquiriu ingressos no salão da comunidade.

Será um tempo de oração, alegria e comunhão, onde juntos queremos agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e consagrar nossas famílias à proteção da Mãe Aparecida.

Outras Notícias